terça-feira, 1 de maio de 2012

MEIOS DE TRANSPORTE


MEIOS DE TRANSPORTE

Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.
Além de ser fundamental para transportar pessoas, os diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para o outro diversos tipos de carga como alimentos, matéria prima para produção de vários produtos, medicamentos etc.
Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.

Agora vamos conhecer mais sobre cada um desses meios de transporte:

Terrestres:

Bicicleta                                                      
Carro                                                          
Metrô
Ônibus                                                       
Trem

Aquáticos:

- Barco
Navio
- Submarino

Aéreos:

Avião
- Helicóptero





Aula 12 - Meios de Transporte
Sem transporte = Sem turismo


Não existe turismo sem que haja locomoção de um lugar para o outro, logo penso e concluo que se não tem transporte, não tem turismo.

Por conta dos meios de transportes é que o turismo se desenvolveu tanto, imaginem se não houvesse como nos transportar tão facilmente? Conseguiríamos apenas percorrer pequenas distâncias usando da nossa própria locomoção = caminhada, corrida, ou seja, apenas a pé conseguiríamos chegar em algum lugar.

Com isso o transporte torna-se uma característica ESSENCIAL do turismo e sendo o transporte algo essencial para que o turismo exista, é necessário que o passageiro sinta-se bem desde o embarque até a chegada ao destino e tudo que um passageiro precisa para se sentir bem é de um conjunto de:
Segurança
Conforto
Qualidade
Satisfação

Algo interessante a ser destacado é que antigamente por conta dos transportes serem precários e por não passarem dos 60 km/h, fazendo com que os turistas precisassem fazer eventuais paradas durante o percurso, os meios de hospedagem foram então evoluindo, porque se o transporte era lento e com isso haviam paradas, logo o turista precisava de eventuais lugares para se hospedar nessas paradas.



Transportes Terrestres:

Ferroviário
Destaca-se por ser democrático por agradar a todos, independente de faixa etária, classe social e etc.

Rodoviário.


Transportes Aéreo:

Avião
Contribuiu diretamente para o "Boom Turistico".
Rápido, eficiente, mas cada vez mais com pouca qualidade de hospitalidade, ou seja, aumenta-se a demanda, diminui-se a hospitalidade, o que nos faz questionarmos se hoje em dia podemos chamar Companhias Aéreas de Companhias Aéreas ou de apenas transportadoras de pessoas, afinal a imagem que temos de uma companhia aérea é de hospitalidade, de uma viagem confortável e de ótimo atendimento a bordo, o que hoje em dia infelizmente tem se deteriorado devido a sede dessas companhias aéreas de aumentar a demanda para baratear os custos, sem investir na hospitalidade de maneira equivalente a demanda crescente.



Transportes Hidroviário:

Cruzeiros Marítimos
Os cruzeiros marítimos tem tido uma grande procura nos últimos tempos, nesse meio de transporte ressaltamos que os destinos são meros detalhes, sendo assim concluímos que o mais importante é o meio de transporte em si. Além disso, existe a grande "rivalidade", Avião x Cruzeiro, porém ambos são diferenciados, no avião o importante é o destino e a rapidez do meio de transporte, já nos cruzeiros marítimos o que importa é o que se encontra dentro do meio de transporte, deixando em segundo plano os destinos e também viagens mais longas, ou seja, o percurso que o avião faz em horas, os cruzeiros marítimos fazem em 24 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário